A memória e o cérebro no avançar da idade
Vamos poupar a memória!
A partir da meia-idade, todas as pessoas notam que a memória já não está tão boa como dantes. Há dificuldade em reter as informações e em fixar o que se aprende de novo. Assim, as pessoas têm problemas em lembrar nomes e saber onde arrumaram as suas coisas.
Os factos mais antigos são em geral poupados, as pessoas lembram razoavelmente as coisas que já se passaram há bastantes anos. Mas já não é tão fácil lembrar o que sucedeu ultimamente. Há cada vez mais dificuldade em fixar as coisas novas que vão acontecendo.
Outra alteração que todas as pessoas notam é a cada vez maior lentidão das funções mentais. Leva-se mais tempo a ler as legendas dos filmes, a reagir a uma pergunta, a tomar uma decisão.
A perda de memória e a maior lentidão são, até certo ponto, normais. Elas resultam da evolução natural do cérebro com o avançar na idade. Efectivamente, com os anos o sistema nervoso vai-se alterando. E as pessoas adaptam-se muitas vezes a essas transformações procurando ajudas, por exemplo fazendo listas do que têm para fazer.
Mas em algumas pessoas as perdas são mais aceleradas e começam a prejudicar a vida de todos os dias. Nesses casos pode o cérebro estar a alterar-se mais depressa do que o normal. É conveniente detectar essas situações para tentar atrasar o envelhecimento cerebral.
Por isso é conveniente que as pessoas com mais idade façam uma avaliação da memória e de outras funções do sistema nervoso. Nesta iniciativa está-se a fazer uma aplicação de testes simples com essa finalidade. Se se verificar que algumas pessoas devem ser examinadas com mais pormenor, elas e os seus médicos de família serão avisados.
Comentários mais recentes
Professor Dr.Joao Barreto Um beijinho cheio de admiração pelo seu talento jamais um dia eu duvidei da sua enorme itelegencia tenho uma gratidao com o Dr. para toda a minha vida o nascimento da minha
Muito informativo
Sou a cliente Clara Babo . Gostaria de enviar um e.mail , mas não encontro o endereço electrónico . Peço o favor de me-lo enviar. Obrigada .
Communications